top of page

Sul da Bolívia

A Bolívia vem enfrentando importantes mudanças na sua estrutura político-administrativa. Formada, predominantemente, por 26 nações indígenas de maioria Quéchua e Aymara, atualmente, conta com o primeiro presidente que representa a porção indígena do país, Evo Morales. Apesar da precária situação social, principalmente do Altiplano, é importante ouvir os relatos da população abordando tal tema. Muitos são enfáticos e afirmaram que o atual governo tem proporcionado importantes mudanças no país. Pode-se perceber que a oferta de emprego tem aumentado consideravelmente. Apesar da forte oposição ao governo Evo Morales em regiões mais ricas e desenvolvidas, a exemplo de Cochabamba e Santa Cruz de  La Sierra , a Bolívia é um país que busca estabilidade social em seu período atual. Situação essa, difícil de ser alcançada nesse território marcado por momentos conturbados. Uma história de guerras e disputas políticas que resultaram, muitas vezes, em graves prejuízos à população, em especial aos descentes indígenas, verdadeiros donos desta terra.

Dicas:

- O altiplano boliviano é uma paisagem desolada e agressiva, caracterizado por um clima frio, pouca precipitação e a presença de salares e desertos.

- A altitude, em alguns casos acima de 4.000 metros, pode causar mal estar durante as longas travessias em ônibus e estradas precárias.

- A cidade de Tupiza é ponto de partida para Uyuni para quem vem da Argentina.

bottom of page